Manual das Aves

Calopsita pode comer banana? Descubra aqui

Calopsita pode comer banana! Não só pode, como a fruta está entre a lista dos alimentos para calopsita que ela mais ama. Por isso, se você quiser, introduzir a fruta à dieta da sua amiguinha de penas está liberado!

1. Oferecendo a fruta 

Depois de escolher a banana, é hora de prepará-la para a calopsita. Para isso, você pode escolher entre oferecer o alimento com ou sem casca. Calopsita pode comer banana com casca, mas, se você não estiver certo de que o alimento não tem agrotóxicos, prefira servir a fruta sem a casca.

Outro cuidado importante ao oferecer a fruta com a casca é lavar bem o alimento com água. Depois de lavar bem ou descascar a banana, corte-a em rodelas e ofereça de duas a três rodelas para a ave. Se todo o alimento não for consumido em cerca de uma hora, retire as sobras e descarte-as, visto que a fruta oxida rapidamente.

2. Incentivando o consumo

Algumas calopsitas podem ficar um pouco suspeitas ao serem apresentadas a novos alimentos. Por isso, existem alguns truques que os tutores podem usar para incentivar que as penudas comam os petiscos.

Em dias de calor, procure refrigerar um pouco a banana. As suas aves vão adorar se refrescar com a fruta! Outra dica é colocar as rodelas em algum brinquedo que a ave goste, para ela se divertir enquanto se alimenta. Lembre-se de higienizar o item após a diversão!

Cuidados com a alimentação da calopsita

Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã. No entanto, mesmo que essas comidinhas sejam importantes para a dieta da ave, elas não são alimentos completos.

Isso significa que elas devem ser oferecidas como petiscos, não como base alimentar das calopsitas. Por isso, a alimentação dessas aves deve ser composta principalmente de ração, que é uma comidinha feita especialmente para elas e com os nutrientes que elas precisam.

Quanto às frutas, procure oferecê-las de duas a três vezes por semana. Dessa forma, a sua amiguinha terá uma alimentação variada e bastante nutritiva, com menor risco de desenvolver quaisquer problemas nutricionais ou gástricos no futuro.