Manual das Aves

Frutas para complementar a alimentação da sua calopsita

Mamão

O mamão é uma ótima pedida para oferecer à calopsita. Além de ser permitida, essa fruta é uma das preferidas da ave. Assim como a melancia, ela é rica em vitaminas A e C. Porém, se ingerida em excesso, pode causar diarreia, então é bom não abusar. 

O mamão deve ser servido sempre maduro e bem lavado, não precisa tirar a semente nem a casca. Essas partes da fruta contêm muitos benefícios, então deixe a ave aproveitar. 

Melão

Continuando nas frutas com a letra M, o melão, assim como a melancia, é composto por muita água. Então, ele também pode ser oferecido à calopsita. Ele deve ser oferecido como um petisco de vez em quando, e as regras para a melancia valem para ele. Esta é uma fruta que proporciona energia para a ave. 

Pera

A pera está na lista de frutas que a calopsita pode comer. Seu sabor chama a atenção das aves, agradando bastante o paladar. A pera pode ser oferecida de duas a três vezes por semana, em pequenas porções. Lembre-se de que a alimentação principal deve ser sempre ração e água. 

Ao contrário das sementes do mamão, as da pera precisam ser retiradas antes de servir a fruta para a ave. O cianeto está presente nas sementinhas e é extremamente tóxico para a calopsita. 

Banana

Macia e saborosa, a banana pode ser oferecida à calopsita. Em especial, nos dias mais quentes, esse é um ótimo petisco refrescante. Você pode oferecer com ou sem casca, mas é preciso lavar bem a fruta por causa dos agrotóxicos. Cuidado também com o tempo de degradação da banana, pois ele costuma ser bem rápido. 

Cortar em pedacinhos é a melhor opção na hora de oferecer essa fruta para sua amiga voadora. 

Maçã

A maçã é uma excelente fonte de vitaminas para as aves e pode ser oferecida com ou sem casca. Isso porque, na parte de fora, também estão presentes muitos nutrientes. Mas, sempre oferecer sem sementes, pois estas são tóxicas para a ave.

Coloque pedaços de maçã na gaiola da sua ave e deixe que ela se delicie com muito prazer.