Originárias da Austrália, as calopsitas figuram entre as aves domésticas mais queridas pelos brasileiros. Afinal, assim como cães e gatos, elas são dóceis, carinhosas, brincalhonas e inteligentes. Porém, uma pergunta sempre vem à mente dos tutores destes pets: como saber se a calopsita é macho ou fêmea?
É muito comum ouvir dizer, por exemplo, que as calopsitas fêmeas demoram mais para cantar que os machos, mas será que essa informação está mesmo correta? Existem outras maneiras de distinguir a calopsita macho da fêmea? Continue lendo este texto para descobrir!
É possível identificar o sexo do pet pelos órgãos genitais?
Logo de início, é importante dizer que não adianta tentar olhar para as “partes íntimas” dos bichinhos. Obviamente, as genitálias são diferentes: enquanto o macho possui dois testículos próximos aos rins, a fêmea tem um ovário localizado ao lado esquerdo.
Entretanto, por serem internos, não é possível distinguir os órgãos genitais dos bichinhos. Sendo assim, como saber se a calopsita é macho ou fêmea? A seguir, damos algumas dicas para você descobrir o sexo do seu pet.
Diferença entre calopsita fêmea e macho: identificação por características físicas
Não há diferenças visuais entre calopsita macho e fêmea apenas em relação aos órgãos genitais dos pets. Afinal, as calopsitas apresentam o chamado dimorfismo sexual, que é quando macho e fêmea têm padrões diferentes.
Para avaliar, é preciso esperar até que a plumagem do pássaro tenha se desenvolvido, o que ocorre, geralmente, a partir dos seis meses. Isso porque os bichinhos são idênticos quando jovens. Assim, antes disso, não tem como saber se a calopsita é macho ou fêmea.
Também é importante destacar que as diferenças podem ser maiores ou menores dependendo do padrão da calopsita. Por isso, atente-se para as particularidades da sua penosa. A seguir, confira algumas evidências que podem ajudar a distinguir a calopsita fêmea do macho.
Evidência 1: a cauda da calopsita
Após a plumagem da calopsita ter se desenvolvido, observe a parte de baixo das penas da cauda. Encontrou listras horizontais ou manchas amareladas? Então, é bem provável que se trate de uma fêmea!
Vale ressaltar que essas manchas podem ser bem difíceis de enxergar. Para auxiliar, tente colocar as penas contra a luz de alguma lâmpada forte. Em todo caso, essa pode ser uma forma interessante de saber como identificar calopsita fêmea.
Evidência 2: a carinha da ave
Considerando uma calopsita cinza, os machos costumam ter aquela simpática mancha amarela nas bochechas. Já as fêmeas têm o tom mais claro, enquanto o rosto costuma ser mais cinzento e pouco amarelado.
Evidência 3: a plumagem do corpo
Saber se a ave é uma calopsita macho ou fêmea pela plumagem do corpo não é tarefa simples. Afinal, as distinções podem aparecer em pequenos detalhes, sendo, muitas vezes, insuficientes para descobrir o sexo do bichinho. Mas, em geral, nas calopsitas cinzentas, o corpo do macho tem coloração mais escura.
Identificação pelo comportamento: calopsita fêmea canta e fala?
Um dos principais motivos para tutores quererem saber o sexo da calopsita é a crença de que só os machos são capazes de reproduzir sons. Na verdade, de acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, não é bem assim.
Segundo a especialista, embora as fêmeas possam levar mais tempo para desenvolver essa habilidade, cantar ou não vai depender de condições favoráveis. Assim, esse método é pouco confiável. Contudo, se a sua calopsita for menos tagarela, é possível que seja uma fêmea.
Exame físico e de sexagem
Até aqui, apresentamos métodos caseiros de como saber se a calopsita é macho ou fêmea. Você pode aplicar todos eles, desde que tome muito cuidado para não estressar ou machucar a ave. Entretanto, a forma mais segura de descobrir o sexo do bichinho é levando-o ao veterinário.
Isso porque, por meio da palpação, o profissional poderá avaliar as características dos ossos pélvicos da sua penosa, diferentes nos machos e nas fêmeas. Além disso, ele poderá solicitar um exame de sexagem da ave por DNA. Esse processo utiliza uma amostra das penas para identificar se o pet é menino ou menina.