Aprender como saber a idade da calopsita é um passo importante para quem tem esse passarinho em casa. Afinal, essa informação ajuda o tutor a encontrar os melhores jeitos de ajustar a gaiola, escolher a comida ou até decidir a quantidade ideal de brinquedos.
Porém, é difícil identificar a idade correta dessa ave, ao contrário de um gatinho ou um cachorrinho. Isso porque, depois de alguns meses do nascimento, a calopsita não muda mais de tamanho nem de fisionomia, o que dificulta a hora de descobrir a idade dela.
Então, como saber a idade de calopsita? É claro que você pode ir ao médico-veterinário e contar com os conhecimentos especializados do profissional, mas o que acha de descobrir isso sozinho? A seguir, daremos algumas dicas importantes para te ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta. Confira!
Fases de uma calopsita
Mesmo que todas as fases de vida da calopsita não sejam tão perceptíveis para nós, elas existem. Porém, como é difícil identificá-las, a melhor alternativa é perguntar sobre os anos de vida do animal aos criadores. Afinal, eles acompanharam parte do crescimento da ave.
Agora, se você tem esse passarinho de bochechas vermelhas, mas não sabe a idade dele, existem algumas dicas para identificar, pelo menos, o ano do nascimento do pet. Leia as características de cada fase de vida desse passarinho a seguir.
Calopsita bebê
Identificar uma calopsita filhote não é difícil! Na verdade, nessa fase da vida, é mais fácil dizer que ela nasceu recentemente, já que a penugem é parecida com bolinhas de algodão.
Além disso, os olhos ainda não abriram completamente, por isso é possível que você acompanhe a primeira imagem que o companheiro ver. Porém, isso não dura muito. Depois de algumas semanas, a penugem vai dando lugar às penas, e as asas ficam mais firmes.
Calopsita de 2 a 4 meses
Já na segunda fase da vida da calopsita, é possível notar algumas mudanças, como o nascimento do “topete”, também chamado de crista, porém menor e menos curvado, se comparamos com a fase adulta.
O bico e as asas são mais “limpas” quando estão entre o segundo e o quarto mês de vida. Isso quer dizer que você já não vê as descamações e as calosidades que dão lugar às lindas penas coloridas. Inclusive, o longo rabo começa a se formar.
Calopsita adulta
Ainda que não seja uma característica garantida, quando a calopsita chega à fase adulta da vida, entre 12 e 18 meses, ela já não é tão “arisca” e agressiva como nos primeiros meses. Além disso, o tamanho e o peso dela já chegaram ao máximo de crescimento.
Crista, rabo, olhos e bochechas avermelhadas já estão completamente desenvolvidos. Inclusive, é possível notar mais características próprias do pet, já que ele vai “dizer” o que gosta ou não, além de ser mais ativo.
Você também pode notar que a calopsita adulta adora cantar ou imitar sons que ela gosta, principalmente se for um macho. Afinal, está em fase de acasalamento, e essa cantoria ajuda muito esse processo.
Calopsita idosa
Como saber quando a calopsita é idosa? Geralmente, quando ela demonstra alguns sinais de sonolência mais frequente e já não é tão ativa como antes.
Além disso, é possível notar descamação nas penas e inchaço nas patas, uma característica que merece a atenção de um médico-veterinário para garantir qualidade de vida.
Quantos anos uma calopsita vive?
A longevidade depende de uma única condição: o habitat. Uma calopsita selvagem pode sobreviver até 15 anos. Agora, um animal domesticado, que vive entre a família humana, vive até 20 anos.