O ovo cozido para calopsita, de galinha, é um grande aliado da nutrição das calopsitas. Pode ser oferecido duas vezes por semana, especialmente nos períodos de reprodução ou de mudança de penas, quando o aporte de proteínas pode ser reforçado.
A calopsita pode comer ovo porque ele é rico em aminoácidos essenciais — isto é, que não são produzidos pelo organismo —, como a albumina e o triptofano.
No entanto, a administração do ovo e de outros alimentos permitidos não substitui o uso de ração como base na alimentação da calopsita. Em caso de suspeita de deficiências nutricionais, consulte um veterinário.
Como preparar o ovo para calopsita
Nada de servir ovos crus ou os famosos ovos mollet para sua calopsita. A calopsita come ovo cozido. Para isso, não há segredo: em uma panela pequena, coloque quanto baste de água e leve-a para ferver em fogo médio. Assim que a água levantar fervura, mergulhe os ovos na água e abaixe o fogo.
Espere aproximadamente 12 minutos até que os ovos estejam totalmente cozidos. Em seguida, descasque-os e aguarde até que ele esteja em temperatura ambiente para servir. Lembre-se de que alimentos muito quentes podem causar queimaduras graves no papo da calopsita.
A calopsita pode comer ovo cozido sem sal ou qualquer outro tipo de tempero. O cozimento é importante pois elimina possíveis bactérias causadoras de doenças como a salmonelose, cujos sintomas são diarreia, apatia, anorexia e perda de peso.
Calopsita pode comer ovo todo dia? A resposta é não! Você pode oferecer meio ovo de galinha cozido uma ou duas vezes na semana. Para criar texturas variadas, você pode servir o ovo de maneiras diferentes a cada vez: triturado no liquidificador ou em pedaços, por exemplo.
Pode dar ovo para filhote de calopsita recém-nascido?
Numa busca rápida na internet, é fácil encontrar dicas de como utilizar o ovo no preparo de papinhas caseiras para filhotes. Mas saiba que o procedimento não é o mais indicado para garantir uma nutrição balanceada, necessária para o desenvolvimento deles.
Embora o ovo de galinha seja nutritivo, ele não é suficiente para garantir o aporte adequado de nutrientes. Para isso, já existem no mercado misturas de papinha prontas desenvolvidas especialmente para filhotes de psitacídeos.
Além de nutritivas, essas misturas são enriquecidas com prebióticos e probióticos, assim como com enzimas que facilitam a digestão, uma vez que o sistema digestório dos recém-nascidos não está completamente desenvolvido.
É importante destacar que as papinhas prontas são recomendadas somente nos casos em que os pais estão ausentes ou não podem cuidar dos filhotes. Quando estão presentes e saudáveis, eles próprios alimentam os recém-nascidos, regurgitando o alimento para eles.